domingo, 11 de março de 2012

Óleos Essenciais e os Quatro Elementos

São muitas as maneiras de utilizar os óleos essenciais no bem-estar e equilíbrio físico/emocional. E quando se tem um mapa de elementos, pode ficar mais fácil conhecer e adequar o que seja necessário. Mas é preciso levar em consideração alimentação, atividades, profissão, hobbies, e encaixá-los no que favorecem ou desequilibram/excedem os elementos. Portanto, o que está abaixo é uma forma geral de orientação! E sempre busque sentir aquilo que lhe agrada olfativamente, ou para quem esteja formulando.
As formas de uso, podem ser através de óleos de massagem, de perfumes, inalação, difusores, etc.

Um mesmo óleo é classificado por elementos diferentes conforme cada perfumista ou aromaterapeuta, conforme sua linha de pensamento. Eu pessoalmente não consigo imaginar aqui uma orientação que fuja da relação com às notas aromáticas (que também varia conforme cada autor, mas tomarei por base a da relacionada por quem entende na prática da sua volatilidade, os bons perfumistas!), pois são as vibrações aromáticas que irão contar... dando tons de leveza, profundidade, sensibilidade... 

Se há basicamente três notas aromáticas (altas, médias e básicas), divido assim:




                                                                                             Fonte: Aromais http://aromais.blogspot.com/


Notas Altas = ligados ao movimento, ao frescor, à leveza, ao AR:

Óleos Essenciais do Elemento AR= são equilibrantes, ligados à alegria, à mente/razão/intelecto, ao desapego / período=infância / corpo: astral / polaridade: YANG
  • faz parte aqui todos os cítricos, como limão, bergamota, laranja, tangerina, mandarina e grapefruit, aromas que alegram, equilibram, traz luz - "clareiam" a mente. 
  • os mentolados e canforados como hortelãs, cânfora, eucaliptos, niaouli, bétula doce, wintergreen e alecrim (cineol e canforado), pela qualidade que possuem de clareza mental, com propriedades mais energizantes e revigorantes que os cítricos. 
  • os aromas herbáceos como manjericão verde (doce/linalol) e petitgrain também entram aqui - expressão, equilíbrio. Sálvia Esclaréia tem um efeito hormonal equilibrante, seu aroma lembra  fumaça, tem características do ar e do fogo (secundário).
  • o tomilho tem a característica de nota alta para média, tem o fogo como segundo elemento forte.
  • o lavandim, que é mais canforado entra nesta classe, refresca a mente, alivia dores de cabeça, confere ares de liberdade.
  • capim-limão e citronela em elemento ar só em dosagem baixa - dissipam o pessimismo.
  • os árboreos e coníferas como abetos, espruces, tea tree e juníperos remetem à liberdade, clareiam o campo emocional. Já o cipreste é quase um enigma, pelo ar trabalha o desapego e é refrescante, alguns autores o classificam como elemento terra e outros como água (regência de plutão) com predomínio yin, como uma essência que é conhecida pela ligação da terra com o céu e com a transição, acredito que o cipreste seja bem "elementar" ! 
Notas Médias= ligadas ao envolvimento/à ligação, à libido, ao FOGO e a ÁGUA:

Óleos Essenciais do Elemento FOGO=energizantes, tônicas, "quentes", ligados ao erotismo (afrodisíacos) / período: juventude / corpo: EU / polaridade: YANG
  • aromas quentes como canela e cravo da índia botões - oscilam entre nota de base (terra) e média - 
  • as especiarias, pimenta preta (do reino), cardamomo, gengibre e noz-moscada - também são essências de ponte, mas são ardentes, picantes e estimulam.
  • o tomilho que foi citado em notas altas, pode ser bem considerado aqui (muita energia yang).
  • capim-limão e citronela parecem nos remeter ao elemento Ar, mas são picantes e energizantes em dosagem alta, onde se tornam estimulantes.
  • café torrado e manjericão cravo (eugenol), tônicos e estimulantes.
  • a sálvia esclaréia com elementos de ar e aqui de fogo como secundária (afrodísiaca, intuitiva, eufórica).
    Óleos Essenciais do Elemento ÁGUA=calmantes, aumentam a sensibilidade, remetem ao afeto, envolvimento / período: maturidade / corpo: etérico / polaridade: YIN
  • praticamente todos os aromas florais, como ylang ylang, jasmim, rosa, tuberosa, frangipani, camomila, etc - são calmantes, despertam o envolvimento, "abrem" o coração.
  • gerânio também, embora quando ligado a aromas calmantes intensifique esse aspecto, mas tenha um tom animador e equilibrador quando puro.
  • a lavanda, a palmarosa e o pau rosa, são suaves calmantes.
  • aromas anetolados como erva-doce, funcho, anis e manjericão anis, ajudam a digerir problemas, lembrando cuidado materno e são calmantes também; em sua maioria são essências de ponte alta-média.
Notas de Base= ligadas à segurança, 'grounding', profundidade, à TERRA.
 
 
Óleos Essenciais do Elemento TERRA= centramento, tranquilidade, estabilidade (enraizamento), são aromas sensuais / período: velhice / corpo: físico / polaridade: YIN
  • aromas amadeirados, terrosos e resinas como patchouli, vetiver, cedro, amyris, sândalo, mirra, breu, copaíba, mitti, cyperus (priprioca), estoraque, pau santo, semente cenoura, cominho, tabaco, túrmerico, são em sua maioria aromas sensuais e ancoradores, conferem segurança. Olíbano também com sua capacidade de interiorização e desacelerando a respiração, sua nota vai de média (fogo) para base.
  • os aromas doces como baunilha, cacau, benjoim, bálsamo do peru, bálsamo de tolu e cumaru (fava tonka), estão ligados também ao efeito aterrador, a um certo aconchego, colo, a afetividade aqui é a ligada a segurança e por isso trabalham bem com carências e compulsões.
  • Ládano (cistus) e musgo de carvalho são aromas sensuais que trabalham em questões profundas e ancoradoras.
  • Cravo da índia folhas entra em nota base, tem forte ardência (fogo) mas gera movimento estrutural (terra).
  • aromas almiscarados como ambreto (musk vegetal), valeriana e nardo.
  • o Gengibre é uma nota de média para alta, quente e estimulante, mas tem também um aroma típico terroso (principalmente quando destilado à vapor), e uma qualidade centralizadora que pode ser vinculada ao elemento terra também.
Como se vê o tipo de destilação, os quimiotipos e a região de origem dos óleos, pode alterar a classificação de elementos. Quando em dúvida tente sentir o aroma e ver a sensação ou visualizar uma imagem que ele lhe pareça pertencer.
 
Temperando:
  1. averigue quais as maiores dificuldades e reais necessidades da pessoa em questão.
  2. olhando um mapa de elementos, a primeira maneira seria usar os próprios aromas associados ao temperamento dominante, isto reforça as qualidades luminosas, "sintoniza-as", já que a frequência dos óleos essenciais está naturalmente harmônica em sua vibração. Inicie com esta escolha quando o temperamento não está tão em evidência na personalidade, ou quando são mais perceptíveis os "defeitos" que as qualidades do temperamento dominante.
  3. outra forma similar a acima é usar aromas do elemento compatível (fogo-ar/yang | terra-água/yin).
  4. a terceira forma é a mais habitual e seria equilibrar pelo temperamento oposto (fogo - água / terra - ar), é bom observar que em geral são estes os aromas preferidos que a pessoa usaria como um perfume diário, por ex. Mas dentro desta escala também pode estar aquele aroma mais repulsivo; por serem do elemento oposto, algum aroma pode ser opostamente exagerado, e é melhor começar com os mais suaves! 
  5. quarto, equilibrar o que falta, pois este nem sempre é o elemento que está oposto ao dominante.
Para quem gosta de elaborar blends (sinergias) de aromas, uma combinação de aromas, pode ser uma boa escolha para ser usado em óleos vegetais em massagens ou em um perfume pessoal.
E como sempre lembrando... consulte as indicações e precauções dos óleos essenciais escolhidos.
 
Artigo Fonte: Aromais http://aromais.blogspot.com/