segunda-feira, 2 de abril de 2012

Como Meditar: Guia para Principiantes

A maioria das pessoas, quando pensa em meditação, associa imediatamente esta actividade a perda de tempo. Mas a meditação tem segredos escondidos e enormes benefícios.
Os benefícios que a meditação traz para a saúde são hoje em dia já reconhecidos e comprovados pela medicina e ciência. Os mais imediatos, para alguém que pratique meditação com regularidade, são uma baixa pressão sanguínea, alívio do stress, capacidade de cura aumentada, melhoria do humor e funções cerebrais, entre outros.
E depois há outros benefícios mais pessoais e pouco objectivos, sentidos por diferentes pessoas de formas distintas, como uma melhoria e aumento da consciência de tudo o que se passa à volta delas e uma sensação geral de ligação com pessoas e meio.
Não existe uma única forma universal de meditar. Como em qualquer outra actividade que você decida começar, dedique-se de corpo e alma e devore livros, blogs, DVDs, aulas, etc. Mas é importante lembrar-se de que quando meditar, vai partir de si experimentar as diversas técnicas e dicas, e perceber o que funciona melhor para si.
Eu não sou um expert em meditação e confesso que não acho uma actividade fácil. Talvez devido à minha natureza dinâmica, durante a meditação, a mente divaga constantemente. Temos comichão. Damos por nós a pensar que queremos estar a fazer outra coisa.
No entanto, com disciplina, vontade e treino, é uma actividade poderosa que pode melhorar muitos aspectos das nossas vidas e que por isso não pode ser ignorada. Mesmo que só consiga praticar 10 a 15 minutos por dia, é o suficiente para fazer diferença.

Aprender a meditar é fácil. Confiar em nós próprios é que é mais difícil.
Veja clicando no link:  Como Meditar em 5 Passos Simples